Mentorias garantiram formação aos
participantes durante maratona do INPULSO Start

Vitta Residencial
3 min readJul 8, 2021

--

Participantes foram estruturados em nove grupos diversos e seguiram jornada, conforme diretrizes de mentores especializados. Foram 15 horas de muita informação e atividade coletiva durante o segundo dia do evento, no sábado (3/7)

O segundo dia do INPULSO Start, evento que marca a abertura de um novo ciclo do Programa INPULSO, programa de Intraempreendedorismo do grupo formado pelas empresas Bild e Vitta, ocorreu no sábado, 3 de julho, a partir das 9h, com abertura e direcionamento com mentorias pelo aplicativo Teams — principal ferramenta utilizada para a realização de reuniões entre os participantes, organizadores e mentores.

Para enfrentar a experiência intensiva de quase 15 horas, as nove equipes formadas demonstraram muita empolgação, com espaço para troca de ideias, sinergia e uma dose extra de competição — afinal o evento contou com o formato padrão de um ideathon — uma maratona de desenvolvimento de ideias com espaço para revelação de novos talentos para o empreendedorismo. No período da manhã, os grupos passaram por mentorias direcionadas com um time de 11 gestores do próprio grupo, além de profissionais do mercado, como Alvaro Gomez, da Suzano; Francisco Felinto, NFE.io e Fatec; Rebeka Cunha, da Ciaware; Samanta Lopes, da Hub & Tec; Thiago Fernandes, da Urbay e outros.

A mentora Samanta Lopes, educadora e empreendedora na Hub e Tech Produções, contou que desde 2014, organiza e participa de eventos e iniciativas que fomentam encontros entre pessoas de diversos segmentos para que, através da tecnologia, de trilhas criativas e desenvolvimento de projetos colaborativos, as pessoas possam pensar juntas sobre inovação. Segundo ela, há dois caminhos para inovar: o ineditismo e o incremento. “O inovar com ineditismo é difícil, pois raramente conseguimos pensar em algo que ninguém nunca pensou. O incremento é mais usual. Neste fim de semana, a competição INPULSO Start atraiu participantes para criar, inovar e evoluir ideias que tiveram que resolver desafios educacionais com cinco focos: melhorar o acesso e garantir a aprendizagem relevante para os estudantes do ensino fundamental e médio; formação empreendedora; educação inclusiva; infraestrutura para a educação e formação continuada de professores”.

No período da tarde, os grupos tiveram dois momentos importantes o Check Point e Pitch Inpulsionado e ao final da programação o Check Point e Pitch Empolgação. À noite, a partir das 20h30, a descontração foi garantida por um jantar coletivo — tudo 100% on-line para preservar a segurança dos participantes e mantê-los integrados num novo modelo desenhado para o evento, desde que a pandemia de Coronavírus foi instalada no país.

Cris Miura, CEO e fundadora da Pontue (startup de educação) e uma das juradas do evento, comentou que foi muito interessante acompanhar os participantes na jornada proposta, em parceria com o time da organização e os mentores — todos alinhados com a mesma a visão de gerar uma formação específica, para que os grupos pudessem avançar para o próximo passo do programa INPULSO. “Enquanto empreendedora, acredito muito no fortalecimento do ecossistema. E fez todo sentido poder contribuir para um projeto como o INPULSO, pois ele retorna em resultados positivos. Quanto mais o sistema se fortalece, mais as empresas que estão inseridas nele, se fortalecem. Por isso, participar de um projeto como esse, de formação, é mais do que um prazer, é saber que é uma responsabilidade poder contribuir e entregar para o ecossistema aquilo que a gente recebeu”, destacou.

INPULSO

O programa INPULSO realiza processos seletivos e de desenvolvimento de pessoas e ideias estruturado em três fases. A primeira é a “seleção”, dividida em três etapas, quando os participantes precisam conciliar as atividades profissionais com as atividades do programa. Seguida da “aceleração”, quando os aprovados passam a se dedicar exclusivamente às atividades do programa. E, por fim, a “tração”, ponto em que existe a possibilidade do participante se tornar sócio de uma nova unidade de negócio.

--

--